quinta-feira, 30 de junho de 2011

Férias de julho

Amigos do Jequitibá... vão começar as merecidas férias escolares, época do ano em que talvez a principal brincadeira de crianças, bem como de muitos adultos, seja a soltura de pipas, brincadeira esta que em outros tempos enfeitava e coloria o céu com o que chamávamos de "papagaios", "quadrados", "peixinhos", etc, em suas diferentes formas e côres. Nessa época também haviam disputas acirradas, os brinquedos eram feitos de forma artesanal com varetas de bambú laboriosamente trabalhadas com uma faca ou canivete e as folhas de papel impermeável, coladas com cola de farinha de trigo ou goma arábica... cada um se esmerava em fazer do seu "papagaio" o melhor da turma.
Por essa época a linha mais utilizada era a chamada linha "24", mas como é claro também havia o "laça laça", a turma de baixo, contra a turma de cima, essa linha passou a ser substituída pelo "cordonê", mais forte, e que permitia laçar, arrastar, e capturar o "papagaio" do "inimigo"... vale dizer também, que as latas de linha enrolada,
passaram a ser substituídas por carretilhas feitas de madeira e arame, que davam uma velocidade muito maior no recolhimento da linha, fazendo com que nossas disputas aéreas ficassem bem mais emocionantes.
Dito isto, solicito às pessoas de bem do Jequitibá que orientem e se preciso proíbam seus filhos, netos, sobrinhos, e infelizmente, maridos, irmãos, cunhados, a não utilizarem a linha com "cerol", ou a chamada linha
"chilena", afim de evitar prejuízos recorrentes ( por duas vêzes tive o fio do meu poste cortado, mais o cabo da antena de televisão) ou uma tragédia anunciada como o corte da garganta de algum infeliz motoqueiro, ou ciclista.   
Obrigado!.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário